sexta-feira, 19 de julho de 2013

SIEM (Security Information and Event Management)

SIEM é uma solução que tem como funções core oferecer analise de eventos de segurança em dispositivos de rede e aplicações em tempo real, correlação de eventos de acordo com as necessidades de cada ambiente, manter o histórico desses eventos e gerar relatórios que podem ser utilizados na questão de Compliance do ambiente. Esta solução nasceu da junção das soluções de SEM (Security Event Management) e SIM (Security Information Manegement) .
Atualmente as soluções de SIEM podem ser ofertadas em software, hardware ou como serviço, no caso na modalidade de serviço, normalmente ela é vendida para gerenciamento por um SOC (Security Operation Center).
Este tipo de solução é vital para empresas grandes com ambientes complexos, pois imagine controlar quem acessa o seu banco de dados com privilégios de administrador, ou quando um funcionário tenta acessar uma pasta que não deveria, esses exemplos são bem simples e na verdade não utiliza a inteligência que essas soluções possuem, todos os SIEMs têm como diferencial o fator de Correlacionamento de Eventos, ou seja, o usuário João logou no Windows e alterou uma regra no firewall, sem o SIEM esses logs são dados separados e sem relação, porém com a criação de uma regra de correlação, você especifica que quando o usuário João logar no Windows e criar uma regra de Firewall gere um email lhe informando, ou seja, agora você tem 2 dados que viraram uma informação, esse é um exemplo simples, mas em ambientes controlados existem inúmeras regras.
Segue abaixo algumas das funções obrigatórias e um SIEM:
Agregação de Dados: é possível agregar varios eventos similares no intuito de economizar processamento da aplicação e especificar quais são os logs mais importantes, assim não se perderia os eventos mais importantes, deixando os eventos com menos importância para serem processados posteriormente.
Correlação: junção de dois ou mais eventos separados que geram uma informação útil.
Alerta: é possível configurar alertas automatizados para informar eventos correlacionados.
Dashboards: com este recurso é possível visualizar graficamente os eventos em períodos pré-definidos, muito útil para gerenciamento e tomada de decisões rápidas.
Retenção: como a ferramenta trabalha com logs, a mesma armazena estes logs para posterior analise e auditoria se necessário, mas devido ao volume de informações, normalmente se utiliza um storage ou um módulo de armazenamento exclusivo dependendo da solução.
Com relação as soluções existentes no mercado podemos citar algumas: HP ArcSight, RSA Envision, Trustwave e NetIQ, lembrando que existem algumas soluções Opensource, porém quando há a necessidade de regras de correlação e armazenamento em grande escala, estas soluções necessitam ser adquiridas.
Este tipo de solução vem crescendo muito com a necessidade de alguns ambientes estarem aderentes a algumas normas, por exemplo: PCI, ISO 27001 e etc.
Segue abaixo um link que consta todos os SIEMs existentes no mercado atualmente e link para o site de seus fabricantes:
https://mosaicsecurity.com/categories/85-log-management-security-information-and-event-management

Nenhum comentário:

Postar um comentário